segunda-feira, 23 de novembro de 2009

1° SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA


Canoas - O último dia de atividades da Semana da Consciência Negra de Canoas encerrou-se com a valorização da beleza. Finalizando as atrações de sábado, 22, na Praça da Bandeira aconteceu o desfile da Mais Bela Negra. A escolhida foi Cíntia Mendes, que junto com as outras candidatas participou da programação durante a tarde. O público pode assistir a apresentações artísticas com grupos de dança e teatro, além da capoeira. O grupo Axé Jovem, da Federação Afro-Umbandista e Espiritualista no Rio Grande do Sul (Fauers), foi um dos destaques com suas crianças.
De acordo com a coordenadora de Igualdade Racial, Maria Aparecida Mendes, aproximadamente 500 pessoas participaram das atividades durante toda a semana. Ela salienta que, através do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Igualdade Racial, aos poucos ‘‘as pessoas estão descobrindo e valorizando a importância das discussões sobre o espaço dos negros na sociedade.’’ Segundo ela, a Semana foi um momento especial para a promoção de debates sobre a importância de cada etnia na construção da sociedade.
SONS - Ao som dos grupos musicais que se apresentavam, o público pode ver os trabalhos de artesanato desenvolvido por artistas locais. O espaço também contou com a participação de Mãe Inês de Ogum, que jogava búzios e orientava os mais interessados pela religiosidade afro.
Durante o desfile, as candidatas se apresentaram caracterizadas com as vestes de orixás, exaltando o africanismo. As peças foram confeccionadas com material reciclado e a beleza do trabalho encantou as cerca de 100 pessoas que prestigiavam o evento até quase o início da noite.


A Semana de Consciência Negra foi uma realização da Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Educação e o apoio de diversas entidades vinculadas à questão da igualdade racial, além de empresas apoiadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário