quinta-feira, 15 de outubro de 2009




Com quase dez anos de existência, de fato, o Grupo Nação Hip Hop, vem de forma pioneira, nestes anos, realizando um trabalho de divulgação da chamada cultura de rua junto as comunidades carentes da grande Florianópolis e no estado de Santa Catarina, prevenindo sobre o risco do uso indevido das drogas e do envolvimento com o crime e a violência. O Hip Hop vem se tornando uma saída para jovens que iriam naturalmente para a morte ou prisão, propiciando a inclusão destes jovens no mercado de trabalho e na sociedade. Santa Catarina apresenta índices assustadores de usuários de drogas entre jovens e cresce a violência urbana, o trabalho do Hip Hop é, na própria linguagem do jovem da periferia, alertá-lo sobre os caminhos que deve escolher, do seu lado o crime, a vida fácil e curta, de outro a possibilidade de profissionalização através da dança de rua, das artes plásticas de rua, do Rap , e neste sentido vários projetos do Grupo Nação Hip Hop, vem colaborando em diminuir estes índice.

O Grupo Nação, que surgiu em meados dos anos 90 em Santa Catarina, objetivando dialogar com o jovem em situação de risco, viu na chamada cultura de rua ou hip hop, um veiculo de comunicação atual, original e verdadeiro.
A inclusão da linguagem áudio visual no trabalho de inserção social e cultural do nação, junto às comunidades carentes de Santa Catarina, surge de duas situações. A primeira é a experiência da Entidade com o Projeto Cinema BR em Movimento, parceria da Petrobrás e do Governo Federal, num circuito de exibições de filmes em comunidades, e num segundo momento, numa visita a Mostra “Favela no Cinema”, no Rio de Janeiro, organizada pela Professora Ivana Bentes, Pesquisadora e estudiosa de Áudio Visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O Projeto trouxe, neste período, a Santa Catarina quase 100 profissionais, entre cineastas atores, escritores, jornalistas e educadores, promovendo um intercâmbio social e cultural nunca visto, e permitindo ao público local o acesso a encontros inesquecíveis e obras, algumas inéditas, do Cinema nacional, tudo de forma gratuita.

PROJETOS DO GRUPO NAÇÃO HIP HOP :

- Projeto Cinema na Favela, Seletiva de Basquete de Rua, Nação Brasil Sul, Mostra Brasil de Cinema & Hip Hop e o próprio Programa Nação Hip Hop. Em reconhecimento a este trabalho, a entidade, recebeu várias premiações nacionais e locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário